quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Este é o caderno que se segue. Trata-se de um puro capa dura forrado a lona vermelha fabricado amadoramente pelo autor, papel cortado a partir de fabrianos brancos e amarelados de formato Aproximado A1, dobrados até ao formato de bolso 18x14cm. Este caderno apresentado nas postagens abaixo já conta com algum tempinho começa com o melhor da festa, nas férias em Agosto de 2010 e acaba com a rentrée escolar em 29 de outubro do mesmo ano.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Breve espaço publicitário entre o fim e o começo do próximo caderno para anunciar o próximo curso de ilustração do agora CIEBA na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. O curso tem a duração total de 128h às terças e quintas das 18h30 até as 22h30, é monitorizado por mim e composto por vários módulos temáticos sendo o ultimo da responsabilidade de um ilustrador convidado. Vários "ilustres" com ilustradas propostas por lá têm passado tais como: Richard Câmara, Yara Kono e para este ano novamente Bernardo Carvalho A ilustração do cartaz é de Luís Frasco que frequentou o ultimo curso. O curso destina-se a todos os interessados por ilustração que queiram desenvolver um trabalho criativo e orientado nesta área, funcionando num regime de cursos livres que a Fbaul promove aberto a todas as pessoas dentro e fora da faculdade. Começa já na próxima segunda feira dia 17 e as inscrições terminam amanhã, ainda que se aceitem inscrições até ao final da semana.
As crianças que vivem hoje em contextos urbanos mais ou menos burgueses como a minha, são inevitavelmente encharcadas por brinquedos de todos os tipos e feitios que já nem sabem que têm. Arrumam-se enquanto houver cantos para arrumar, inventam-se marquises quartos especiais, improvisam-se gavetas e prateleiras que se empilham a caminho do tecto até se tropeçar num par de patins que rola na sala ou em canetas de feltro já secas que dão cor às assoalhadas. No meio do entulho emerge um urso farrusco sem pilhas nem outros artifícios, o mais simples e clássico dos teddy bears, sempre sujo e malcheiroso, se fosse vivo questionaria se não teria mesmo sarna, mas é esse inexplicavelmente que há dois anos para cá, sem ele não dorme nem come, não sai de casa, não vê o canal panda e não sossega o coração.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Agora que a época vai melhor do que nunca anuncia-se o fim dela, com as campanhas do regresso às aulas há quem já tenha comprado os livros de escola e embrulhado a toalhinha no topo do armário como quem embrulha as figuras do presépio até ao próximo ano. Tenham calma a praia começa agora!