terça-feira, 10 de novembro de 2009

Depois da overdose de kilómetros feitos no dia anterior, parto para o 4º dia de viagem pela N2 com a folga de tempo suficiente para poder apreciar devidamente os derradeiros kilómetros na Serra do Caldeirão, que conhecendo já o seu traçado sabia que eram bem interessantes.
Passados os campos de girassóis seguem-se os de trigo, até o terreno se tornar progressivamente mais sinuoso quando no aproximamos de Almodôvar.
A N2 está prestes a finalizar e da melhor maneira, às curvas pela serra do Caldeirão.
À saída de Almodôvar está um grande placa que classifica como Património Nacional os 60 km do troço que se segue até Alportel.
Aqui a estrada foi recuperada no seu traçado e estética original, pintaram-se os muros que ladeiam as pontes assim como os pilares com rede de protecção,
marcos e tabuletas em cimento armado tal como se fizeram nos anos 30.
O magnífico encadeamento das curvas e contra-curvas que se segue, só pode ter sido desenhado por artistas com um enorme sentido automobilístico para deleite dos verdadeiros apreciadores de condução.
Ainda se encontram algumas casas dos cantoneiros que de norte a sul seguem o mesmo padrão arquitectónico “português suave”, que aqui datam de 1937, quando terá sido pavimentada aquela que fora em tempos a estrada real que ligava pelo interior do Caldeirão Faro a Almodóvar.
Os kilómetros que se seguem de Alportel até Faro, mal se conseguem contar pelo desmazelo do velho traçado. Tal como em Chaves no kilómetro 0 também aqui tive de seguir a pé pela berma para poder encontrar o ultimo vestígio da marcação da Nacional 2.

O relato em video deste 4º dia pode ser visto aqui.

5 comentários:

Debbie Drechsler disse...

Eu gosto deste esboço muito. Eu amo seu uso da cor! Tradução pelo babelfish. Eu espero it' s não demasiado distante fora!

Pedro disse...

Ah! Grande viagem!

annie hall disse...

Que belo amigo tem aqui. Ainda bem que regressou com os azuis:)

Baleia disse...

Estive agora a ver o vídeo... Lindo!!!

bjnhs

BERBER disse...

quanto ao video, estamos conversados! he he he